Triptofano, afinal, o que? Pra que serve?

Triptofano, afinal, o que? Pra que serve?
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Triptofano

Triptofano, o que é?

A felicidade de cada dia está diretamente relacionada ao nosso humor, que por sua vez é regido por uma série de fatores, entre eles, a serotonina. É ela quem comanda o ritmo do nosso coração e a liberação de hormônios indispensáveis para o equilíbrio do nosso corpo, por exemplo. O que vem sendo comprovado é que alguns alimentos naturais contém substâncias que atuam como indutores da serotonina e, consequentemente, ajudam a promover nossa tão sonhada felicidade.

O triptofano também é muito usado em tratamento de hiperatividade infantil e stress, em doses mais altas é até indicado no tratamento de depressão e distúrbios do sono.

 

 

Veja abaixo a lista de 7 alimentos ricos em triptofano:

Grão de bico:

Rico no aminoácido triptofano e indutor da liberação de serotonina pelo cérebro". Indicação: 1 a 3 colheres de sopa ao dia. Ele pode ser cozido,  feito em saladas, sopas e refogados com legumes, além de um excelente substituto do feijão.

Banana:

Rica em triptofano e vitamina B6 que age como estímulo para a serotonina. É uma fonte de carboidrato que é base para a formação da serotonina". Indicação: 1 a 2 unidades ao dia

Aveia:

Fonte de carboidrato “bom”, o cereal é rico em beta glucanas - fibras solúveis que ajudam no equilíbrio intestinal já que humor e intestinos possuem forte relação. Também é rica em triptofano". Indicação: 2 colheres de sopa ao dia, em sucos, sobre frutas ou em preparações como pães, sopas e bolos.

Folhas verdes escuras:

Ricos em ácido fólico, também estimula a produção de serotonina. Espinafre, alface escura, rúcula, agrião, couve e brócolis". Indicação: pelo menos uma vez ao dia, em um prato de sobremesa.

Arroz integral:

Rico em zinco, complexo B e vitaminas que estimulam a serotonina junto com o triptofano. Também é fonte de carboidratos complexos que mantém o humor estável por mais tempo". Indicação: 3 colheres de sopa ao dia.

Alimentos cítricos:

A vitamina C das frutas cítricas, e outras como goiaba e caqui, combate os efeitos nocivos do estresse em nossas células. Ajuda na proteção dos neurônios que sofrem dos efeitos negativos do estresse no longo prazo.” Indicação: O consumo mínimo indicado é de 3 frutas ao dia, sendo que ao menos 1 deve ser cítrica ou 1 copo de suco de fruta natural.

Ricas em minerais como zinco, magnésio e selênio que agem como antioxidantes e percussores da síntese da serotonina. São ricas em fibras e auxiliam o trânsito intestinal. Exemplo: chia, girassol e abóbora”. Indicação: Incluir 1 colher de sopa ao dia de alguma das sementes.

 

Alguns suplementos alimentares hoje já contém o triptofano em sua fórmula, um exemplo é o suplemento Next Muscle Protein da Solaris Sports Nutrition: http://www.megaformasuplementos.com.br/Solaris+NEXT+Pro+Muscle+Protein-242.htm

Esse produto contém 210mg de Triptofano na porção

 

 

 

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