Hormônio GH e seus efeitos no corpo humano

Hormônio GH e seus efeitos no corpo humano
3.6 (71.11%) 9 votes

Efeitos do GH no corpo humano

Hormônio do crescimento humano pode mudar o “relógio interno” do nosso corpo, ajudando no aumento de massa muscular, redução da gordura corporal e aumentar a libido, tudo ao mesmo tempo.

Quando se fala em hormônio do crescimento humano (HGH ou GH), muitas vezes temos mais perguntas do que respostas. por isso,  listamos algumas das perguntas mais frequentes, além de dicas de como você pode aumentar os seus próprios níveis naturais deste poderoso hormônio anabólico.

Efeitos do GH no corpo humano

Efeitos do GH no corpo humano

O que é o hormônio do crescimento humano?

É uma pequena proteína, produzida e secretada pela glândula hipófise anterior. Durante a fase de crescimento, sob ação deste hormônio, quase todas as células aumentam em volume e em número, propiciando um crescimento dos tecidos, dos órgãos e, consequentemente, o crescimento corporal o aumento da massa muscular.

Quais os principais efeitos do hormônio do crescimento?

Alguns de seus principais e conhecidos efeitos nos tecidos são:

  • Aumento na síntese proteica celular - Isso ocorre porque o hormônio do crescimento aumenta o transporte de aminoácidos através da membrana celular, aumenta a formação de RNA e aumenta os ribossomos no interior das células. Tudo isso proporciona, nas células, melhores condições para que as mesmas sintetizem mais proteínas.
  • Menor utilização de glicose pelas células para produção de energia - promove, assim, um efeito poupador de glicose no organismo.

Com o aumento da utilização de gordura pelas células para produção de energia, ocorre também uma maior mobilização de ácidos graxos dos tecidos adiposos para que os mesmos sejam utilizados pelas células em forma de energia. Uma consequência disso é a redução dos depósitos de gordura nos tecidos adiposos, ou seja, redução de gordura corporal.

Devido aos efeitos acima citados, observa-se um importante aumento na quantidade de proteínas em nossos tecidos. Em consequência do aumento das proteínas e de um maior armazenamento de glicogênio no interior das células, estas aumentam em volume e em número. Portanto observamos um aumento no tamanho de quase todos os tecidos e órgãos do nosso corpo.

Quais as funções do GH?

Os efeitos do hormônio do crescimento nos tecidos do organismo podem ser geralmente descritos como anabólicos (mas cuidado, usado em grandes quantidades, podem levar o indivíduo a morte quase que instantânea). Da mesma forma que a proteína de outros hormônios, o GH age por meio da interação com um receptor específico encontrado na superfície das células.

O ganho de altura conseguido durante a infância é o melhor efeito conhecido da ação do GH e parece ser estimulado por no mínimo dois mecanismos:

1. O GH estimula diretamente na divisão e multiplicação dos condrócitos da cartilagem. Estas são as células primárias encontradas nas extremidades dos ossos longos das crianças (braços, pernas, dedos).

2. O GH também estimula a produção do Fator do Crescimento do Tipo Insulina 1 (IGF-1 em inglês, antigamente conhecido como somatomedina C), um hormônio homólogo à proinsulina. O fígado é o alvo principal do GH neste processo e é o principal local de produção de IGF-1. O IGF-1 estimula o crescimento em inúmeros tecidos, e é gerado nesses tecidos-alvo, o que faz dele tanto um hormônio endócrino quanto um hormônioautócrino/parácrino.

Embora o ganho de altura seja o melhor efeito conhecido do GH, o hormônio também assiste muitas outras funções metabólicas. O GH aumenta a retenção de cálcio e aumenta a mineralização dos ossos; aumenta a massa muscular; induz a síntese de proteínas e o crescimento de vários órgãos do corpo.

O hormônio também estimula o sistema imunológico e tem um papel na homeostase de energia do organismo: ele reduz o consumo de glicose por parte do fígado, que é um efeito oposto ao da insulina. Também contribui para a manutenção e funcionamento das ilhotas pancreáticas; tende a promover lipólise, que resulta em alguma redução do tecido adiposo (gordura corporal) e no aumento de ácidos graxos livres e glicerol na corrente sanguínea.

Ele também promove a queima de gordura ao mover gordura armazenada para a corrente sanguínea para ser utilizada como energia. Por conta desse efeito de mobilizador de gordura, o GH reduz a quantidade de glicose e proteínas usada como combustível. Então, altos níveis de GH protegem a perda de massa magra e resultam em alguma redução do tecido adiposo.

 Quanto GH posso produzir naturalmente?

Homens adultos saudáveis ??normalmente têm pouco menos de 5 nanogramas por mililitro que circulam no sangue. Mulheres saudáveis ??podem produzir cerca de duas vezes esse valor para fins de gestação.  Os níveis para ambos os sexos sofrem seu pico durante a puberdade e podem cair acentuadamente a partir dos anos 20.

Como posso saber se eu tenho uma deficiência de GH?

Pergunte ao seu médico como realizar um teste de GH. Você vai precisar estar em jejum e um simples exame de sangue poderá dizer os nível de GH que seu corpo está produzindo.

Onde posso obter o GH?

O GH pode ser obtido de forma legal através de prescrição médica, para aqueles que possuam algum tipo de deficiência do hormônio. Embora não seja incomum, a obtenção de GH através de meios ilegais, o que pode ser muito perigoso para sua saúde

Como posso aumentar os níveis de GH sem medicamentos?

Os principais fatores que contribuem para o aumento dos níveis de GH e que você pode controlar sem medicamento são: treinamento de peso, alimentação e sono adequado.

Quanto mais você se exercita, mais GH irá liberar naturalmente. Um estudo recente observou aumentos significativos na circulação GH e IGF-1 após o exercício de resistência intensa em um grupo de homens treinados, mas não encontrou diferenças significativas em homens destreinados que realizaram o mesmo exercício.

O GH também é secretado durante o sono, e estudos têm mostrado um aumento nos níveis de GH no início do sono profundo, de modo que fica a recomendação de que sete a nove horas de sono é essencial para manter o GH em níveis elevados.

A alimentação também é fator importante para manter os níveis de GH em boas quantidades.

O que eu posso tomar de suplementos para aumentar GH?

Suplementos multivitamínicos podem fornecer alguns dos nutrientes necessários para fornecer um pequeno aumento nos níveis de GH, um novo estudo revela que a arginina e glutamina pode aumentar drasticamente os níveis de GH, mas só se tomado em proporções adequadas.

Para a compra de suplementos acesse: www.megaformasuplementos.com.br

 

Fonte: Dicas do Professor: http://dicasdoprofessor.com.br

 

No Comments Yet.

Leave a comment

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.