Gorduras que fazem bem

Gorduras que fazem bem
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Saiba a diferença entre gorduras boas e ruims

Nem toda gordura é prejudicial ao organismo, pelo contrário. Existem gorduras essenciais para um ótimo funcionamento do corpo.

São as gorduras saudáveis, conhecidas também como gorduras insaturadas.

Ao contrário das gorduras de origem animal - que favorecem o infarto, o câncer e o acidente vascular cerebral (AVC), as "gorduras do bem" são encontradas, em sua maioria, em alimentos de origem vegetal, que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e degenerativas.

Você encontra as "gorduras do bem" no azeite de oliva, coco, abacate e em nozes, também em diversos tipo de óleo como o de girassol, linhaça, soja, amendoim e canola e até em peixes de águas frias, como o salmão, a truta e a cavala.

 

 

 

VEJA A DIFERENÇA ENTRE AS GORDURAS BOAS E RUINS

Gorduras boas x Gorduras Ruins

Gorduras boas x Gorduras Ruins

Muitas pessoas questionam se o uso de azeite de oliva é bom e se pode ser usado sem restrições. Embora o azeite de oliva seja um tipo de óleo saudável, sendo bom para o aparelho cardiovascular, devemos lembrar que uma colher de sopa equivale a 120 calorias.

Fica fácil imaginar que ao comer pizza, e regá-la com bastante azeite, o que acontecerá com o seu peso. Hábito comum nas pizzarias, a oferta do azeite de oliva nas mesas é tentadora. Isso para não falar do azeite de oliva composto (parte de azeite de oliva e parte de óleo de soja), que poucas pessoas sabem fazer distinção.

Por outro lado, dizer que todas as gorduras são ruins para o organismo não é realidade. Utilizar-se de um pouco de gordura diariamente é essencial para a saúde, pois ela é necessária para absorver as vitaminas lipossolúveis (A, D, E, e K), manter a pele macia e aparência jovial, participar na formação de hormônios, dar proteção mecânica aos órgãos, dar melhor sabor e textura nos alimentos e ainda provocar a saciedade.

 

As gorduras em quantidades adequadas nas refeições são bem vindas, mas
ninguém gosta de tê-las acumuladas no corpo, principalmente na cintura, no
abdômen, nos braços e pernas.

Na prática vemos pessoas que evitam ingerir gordura de qualquer tipo; outras abusam das gorduras culpando os carboidratos pela obesidade; outras que abusam delas pelo sabor, mas limitam sua ingestão, e outras que nem sabem o que estão ingerindo por desconhecimento da presença das gorduras nos alimentos.

É necessário saber que existem gorduras “boas” e “ruins”.

As gorduras “boas” estão no: abacate, azeite de oliva, óleos vegetais, azeitonas, nozes, sementes, soja e seus derivados como o queijo tofu, nos óleos dos peixes e de certas sementes. Essa gordura é denominada de “gordura insaturada”.

As gorduras “ruins” são de origem animal, como na manteiga, na carne e na gordura bovina e suína, na carne e na gordura das aves, nos laticínios feitos de leite integral (queijo, sorvete, iogurte), nas gorduras hidrogenadas que estão nas margarinas, frituras, pães, bolos, biscoitos, croissants. Essas gorduras são denominadas “gordura saturada” e “ gordura trans”.

Como um pouco de gordura é necessário ao organismo, é interessante consumir as boas gorduras, que além de serem saudáveis, combatem a obesidade.

Por Dr. José Rui Bianchi
Médico psiquiatra e Autor do livro
"Emagrecer também é Marketing" - DVS Editora

 

Fonte: VilaMulher.terra.com.br

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