Como a Testosterona ajuda na hipertrofia e a perder peso?

Como a Testosterona ajuda na hipertrofia e a perder peso?
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O hormônio testosterona ajuda a aumentar massa muscular, perder peso e aumentar a libido sexual. Por esses motivos o hormônio muitas vezes é consumido de forma desregulada e sem prescrição médica.

Mas, cuidado! A ingestão desnecessária de medicamentos que aumentam os níveis de testosterona no organismo podem causar diversos problemas, tais como problemas no fígado, na próstata e até mesmo no sangue. Além disso, testosterona em excesso pode aumentar a pressão arterial, alterar os níveis de colesterol e desencadear diversos problemas cardíacos.

Nos homens o pico de produção do hormônio ocorre entre os 20 e 24 anos. Já a partir dos 30 anos, começa a redução natural dos níveis de testosterona no corpo.

Testosterona e o aumento de massa muscular

Testosterona e o aumento de massa muscular

Alguns hábitos saudáveis ajudam a garantir níveis normais do hormônio em nosso corpo, são eles:

1 - Dietas ricas em vitaminas

As vitaminas são de extrema importância para a síntese de diversos hormônios em nosso organismo. Especificamente para o testosterona, as mais importantes são as Vitaminas A, D e E.

Onde encontrar?

Vitamina A - fígado, leite, frutas,  legumes, etc.

Vitamina D -  óleos de fígado de peixes, alimentos derivados do leite, ovos.

Vitamina E -  alimentos de origem vegetal, principalmente nos vegetais verde-escuros, nas sementes oleaginosas, nos óleos vegetais.

2 - Dormir bem

A falta de sono e o cansaço aumentam os níveis de cortisol em nosso organismo. O cortisol por sua vez dificulta a ação do testosterona. Por isso, é muito importante dormir em média 8 horas por dia para que seu organismo se recupere e mantenha em bom funcionamento todos os sistemas do nosso corpo.

3 - Controle seu peso

O ganho de peso pode inibir a produção de determinados hormônios, inclusive o testosterona. Já o treinamento intenso, principalmente de membros inferiores favorecem a liberação do hormônio, ou seja, além de manter o corpo em forma ainda mantém bons níveis de testosterona em seu corpo.

Essa talvez você não imaginava. Estudos comprovam que exercícios para as pernas aumentam o níveis de testosterona de forma natural em seu corpo!!

4 - Consuma gorduras de boa qualidade

Uma alimentação balanceada é a chave para o sucesso na academia. Não deixe faltar em sua dieta alimentos ricos em gorduras insaturadas e poli-insaturadas. Elas estão presentes em alimentos como: ovos, peixes, amêndoas, amendoim, etc. Esses nutrientes são de fundamental importância para o corpo produzir hormônios na quantidade ideal.

O que acontece quando o testosterona está baixo?

Em um homem saudável os níveis de testosterona variam entre 400 e 700 ng/dl. Níveis abaixo disso causam alguns sintomas como: fadiga, dificuldade de ereção, fraqueza muscular, diminuição no interesse sexual, dores nas articulações, irritabilidade, anemia, diminuição de massa muscular, entre outros. Caso você tenha a alguns desses sintomas com frequência é aconselhável que procure um médico para avaliar os níveis do hormônio em seu corpo.

Testosterona aumenta massa muscular?

O hormônio testosterona aumenta a captação de aminoácidos e a síntese de proteínas no músculo, colaborando para a hipertrofia muscular. Com mais massa muscular seu corpo consome mais calorias ajudando no processo de emagrecimento.

Testosterona ajuda a perder peso? 

A queima de gordura corporal e o processo de emagrecimento são favorecidos quando os níveis de testosterona estão normais em seu organismo. A hormônio ajuda a reduzir a ação do cortisol, hormônio que contribui para o acumulo de gordura. Além disso, facilita a ação de outros hormônios que aliados a uma boa alimentação e a atividade física irão favorecer a perda de peso.

Fonte: Dicas do Professor: http://dicasdoprofessor.com.br

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